Educação bilingue / Alemão-Português em todos os graus

 

A Qualidade faz a Diferença!

 
Planificação Anual (2018/2019)
Por semestre haverá um dia de atendimento aos pais por todos os professores e uma reunião de pais de cada turma. As datas para estes eventos serão comunicadas em separado.
 

Atualidades



 

Nível inicial aberto

 

As crianças que acolhemos no ensino básico na nossa escola apresentam-se, cada vez mais, com características de base diferentes ao nível intelectual, da linguagem, e físico. Com vista a dar uma resposta adequada ao desenvolvimento pessoal de cada criança, procurámos um formato de aula que estivesse à altura de todas as exigências de aprendizagem. O nível inicial aberto, com aulas que abrangem vários anos, constitui, a nosso ver, o melhor formato possível para acolher a individualidade das crianças, e para lhes transmitir as competências básicas para a continuação do percurso escolar. Por conseguinte, a partir do ano lectivo de 2012/2013, introduziu-se na DSA a aula abrangente para a pré-escola e para o 1.º e 2.º anos.

Na Alemanha, há já alguns anos que muitas escolas trabalham com o nível inicial aberto, e com tanto êxito que cada vez mais estabelecimentos de ensino optam por esse conceito de aula. A própria Escola Alemã de Lisboa, no Estoril, introduziu este formato lectivo há dois anos, e tem recolhido experiências positivas.

Para nós, as aulas abrangentes representam uma decisão pedagógica consciente. 

O ambiente de aprendizagem é organizado com propostas adequadas para cada idade e para os diferentes níveis de desempenho dos alunos. A aprendizagem autónoma, a individualização dos processos de aprendizagem e a aquisição independente de conhecimentos são importantes para aprender com êxito. É principalmente na aula abrangente que esta forma de aprendizagem com vista ao futuro ganha especial importância.

Num grupo com várias idades torna-se mais fácil aceitar as diferenças das crianças, mesmo das que frequentam o mesmo ano. O comportamento social, a tolerância e o respeito pelo próximo aprendem-se mais facilmente numa turma com diversidade etária, dado que o contacto directo com crianças mais novas e mais velhas oferece um desafio constante. Os mais pequenos aprendem com os mais velhos os rituais e as regras da convivência, e vão interiorizando os comportamentos e as estruturas sociais à medida que vão crescendo. A turma de várias idades ajuda a aproveitar melhor o tempo de aprendizagem, pois permite promover o desenvolvimento individual de cada criança de forma mais adequada.

Também no que diz respeito ao bilinguismo e à capacidade linguística, as crianças poderão beneficiar umas das outras tanto em português como em alemão. Os falantes nativos de ambas as línguas poderão aprender uns com os outros a respectiva língua estrangeira, independentemente da idade e do nível de aprendizagem. 

Uma vez que os alunos apresentam diferentes requisitos de base em termos de aprendizagem, é importante organizar a aula de modo a possibilitar formas individuais para cada aluno aprender. Consideramos as aulas em formato aberto especialmente adequadas para responder a essas necessidades. Têm em linha de conta as diferentes bases e os diversos ritmos de aprendizagem e de trabalho do aluno. Incluem-se nas aulas em formato aberto os ateliês, a aprendizagem no posto de trabalho, e o trabalho com planos diários. Naturalmente, continuará também a existir a aula centrada no professor.

É sempre com muita alegria que acolhemos as novas turmas!


 
 
 
DSA - Deutsche Schule Algarve