Educação bilingue / Alemão-Português em todos os graus

 

A Qualidade faz a Diferença!

 
Planificação Anual (2018/2019)
Por semestre haverá um dia de atendimento aos pais por todos os professores e uma reunião de pais de cada turma. As datas para estes eventos serão comunicadas em separado.
 

Aktuelles / Atualidades



 

11 e 12 anos de escolaridade


No Algarve, o “Abitur” alemão reveste um carácter especial. Na qualidade de exame final que confere um diploma generalista, distingue-se de muitas outras provas que, efectivamente, permitem o acesso ao ensino superior, mas apenas em determinadas áreas de estudo. Com um ensino secundário como a “Oberstufe”, que conduz ao “Abitur” generalista, quase não há disciplinas que os alunos possam pôr de parte. O leque de disciplinas é abrangente. Até ao “Abitur”, os alunos terão de frequentar Alemão, Inglês, Matemática, História, Português, Física, Química, Geografia, Arte e Desporto. Deste modo, obterão não apenas uma boa cultura geral, mas também a possibilidade de optar praticamente por qualquer curso superior que lhes interesse, depois de serem bem sucedidos no “Abitur”. Em muitos países europeus, o "Abitur" garante o acesso directo ao ensino superior. Não obstante, são as universidades que determinam os critérios de selecção dos seus estudantes, e se exigem eventuais provas de admissão adicionais. Em Portugal, o "Abitur" habilita a participar nas provas de acesso ao ensino superior nacional.

Para transitarem para o 11.º ano, os alunos devem reunir determinadas condições, que podem ser preenchidas, entre outras coisas, obtendo aproveitamento nos exames que se realizam no final do 10.º ano.

Na denominada fase de qualificação dos 11.º e 12.º anos, lecciona-se Didáctica e Metodologia para adultos, nas quais, para além de se ensinar a assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem e a trabalhar em equipa, se transmite também, e em especial, métodos de trabalho científico. Os alunos que chegam à “Oberstufe” deverão dispor, o mais tardar nessa altura, de competências metodológicas abrangentes que possibilitem aulas exigentes de cada disciplina.

Professores qualificados de “SEK-I” (segundo e terceiro ciclos do ensino básico) e “SEK-II” (ensino secundário) criam as condições que permitem aos alunos assumirem a responsabilidade pelo seu próprio trabalho, tal como lhes foi sendo ensinado já no segundo e terceiro ciclos. Para além de bases sólidas nas disciplinas acima referidas, cada aluno deve aprender a trabalhar em equipa de modo eficaz e a adquirir conhecimentos com recurso a diferentes capacidades, para apresentar projectos e trabalhos. A dimensão reduzida das turmas da DSA é ideal para permitir que essas competências sejam adquiridas numa fase precoce, e solidamente exercitadas.


Disciplinas principais - número de horas
Alemão -  4 horas
História -  4 horas
Inglês -  4 horas
Matemática - mínimo: 4 horas
Português - mínimo: 4 horas

Outras disciplinas
Geografia - mínimo: 2 horas
Física - mínimo: 3 horas
Química - mínimo: 3 horas
Arte - mínimo: 3 horas
Desporto - mínimo: 2 horas
Biologia/Geologia: em função das necessidades

Facultativo
Francês (preparação para exame externo DELF)

Exames escritos para o "Abitur"
Alemão
História
Inglês ou Português ( PAM)
Matemática

Possíveis exames orais para o "Abitur"
Português
Geografia
Física
Química
Arte

(a escolher, da lista de disciplinas supramencionada, pelo menos duas de ciências naturais, uma língua estrangeira, e Arte)

 

 

 

 

 
DSA - Deutsche Schule Algarve